terça-feira, 20 de outubro de 2009

419 Scam - O golpe da Nigéria

Na semana passada um amigo recebeu uma carta da Nigéria (ou de lá perto, não posso precisar), na qual um tal D. Williams lhe falava duma herança deixada pelo pai, que havia falecido brutalmente. Segundo ele, pretendia investir no nosso país, as largas dezenas de milhões de dólares herdadas, e queria contrata-lo para que este o ajudasse a transferir o dinheiro de lá para cá. O tipo era generoso, oferecia-lhe 20% sobre o montante total, nada mau.Não vi, mas juro que quase que posso ver os olhinhos do F. quando leu a carta pela primeira vez. Quase que posso descrever o jeito que fez às mãos e o seu tique de braço. E quase que posso imaginar também, os seus neurónios a funcionar naquela milésima de segundo, em que não estranhou o conteúdo daquela carta. O selo era do estrangeiro, o texto bem escrito, tudo isento de suspeitas. Mas bastou ele e o O. pesquisarem o nome do dito cujo no google, e voilá, 419 Scam - O golpe da Nigéria. Sem falhas, tudo descrito ao pormenor. Quando o O. me contou, já em fase de gargalhada tenho uma bomba para te contar, nem queria acreditar que isto aconteceu a alguém que me é tão próximo, e estranhei que não tivessem visto a reportagem que ainda há poucas semanas deu na televisão. O conteúdo das cartas é sempre parecido, sendo que por vezes pode ser substituído por email, e terminam sempre com pedido de elevadas quantias de dinheiro. Posto isto, só cai quem quer.

6 comentários:

Mau Feitio disse...

mesmo depois de tanta informação acredito que ainda há mta gente ingenua que vai acabar por cair.

Summer disse...

Sim, há uns anos também tentaram enganar um amigo meu... mas tal como os velhotes no interior entregam as poupanças a achar que as notas de 50 vão sair de circulação, também tenho a certeza que muito boa gente ainda se deixa levar na cantiga da Nigéria.

beijooo*

Anónimo disse...

A versão original nunca me passou pelas mãos, em carta. Mas já vi a versão mais avançada, por email.

E realmente eu penso dessa forma: como há-de alguém cair nessa história?!

Se pensarmos bem como este mundo é, ninguém dá nada a ninguém. Seria logo de desconfiar. Mas o que é certo é que caem. Penso que por vezes o objectivo dinheiro tolda o cérebro da malta!

luiz disse...

hahah, se tem gente q cai? O Banco Noroeste caiu nesse golpe e perdeu 240 milhões de dólares (parcialmente recuperados depois)!

segue traduzido o hino do 419:

"o 419 nao é roubo, é só um jogo
todo mundo joga
se algum otario cai
ah meu irmao, eu chego junto e arranco a pele

aeroporto nacional? deixa comigo!
estadio nacional? deixa q eu faco!
o presidente é irmão da minha irmã
voce é o mugu (otario), eu sou o chefe
homem oyinbo (homem branco)
eu chego junto e arranco a pele
eu vou tomar seu dinheiro e sumir
o 419 é só um jogo, voce perdeu e eu ganhei!

Anónimo disse...

..Quando dizem amigo meu... é porque ja caiu... Eu ja cai mesmo, mas consegui ainda receber...hahaha! Eu ja sabia do golpe mas bem no fim quem tentou dar o golpe morreu em um acidente de carro!!! dois dias depois de eu receber..! 100 mil reais. HAHAHAHAH! SE FERROU!

Suspiro do Norte disse...

Por acaso foi mesmoo um amigo meu..