sexta-feira, 14 de março de 2008

Tibete.. Dito por Dito mais Vale Dito que Não Dito


Ora viva! Antes de mais um pedido de desculpas a todos aqueles que por amizade ou por engano tem acompanhado a minha participação neste blogue, esta semana tem sido uma correria, o que me impossibilitou de vos deixar algo mais cedo…

Tinha em mente falar-vos de um outro assunto, mas eis que, hoje sexta de manha enquanto fazia uma rápida revisão sobre o que se passa no mundo vi uma notícia que me deixou, a mim, pacifista crónico, bastante abalado.
Mais uma vez a tensão entre a China e o Tibete voltou á ribalta, dois monges tibetanos tentaram o suicídio como forma de protesto contra as políticas da administração chinesa.

Segundo a agência Lusa o Governo de Pequim desmentiu esta situação, afirmando que a situação se encontra estavel, no entanto os movimentos Pró-Tibete e a campanha internacional pela libertação do Tibete revelam exactamente o contrario:
"Há uma atmosfera crescente de medo e tensão em Lhasa no momento", referiu à imprensa estrangeira Kate Saunders, porta-voz da Campanha.

Sinceramente não entendo o porquê deste conflito histórico, já não chega aos chineses o território deles, precisam também de ocupar o que é dos outros.
Usando e abusando da força militar contra aqueles que nunca um gesto de violência ousaram utilizar como forma de retaliação.


Resta-me deixar o meu voto de pesar por esta situação e esperança que em breve tudo isto se resolva da melhor maneira e sem mais recurso a violência.

Sem comentários: