quarta-feira, 5 de março de 2008

Portugal em Estado de Sítio.... Dito por Dito mais Vale Dito que Não Dito


Estado de sítio, foi assim que a comunicação social apresentou a semana passada um estudo elaborado pela SEDES.
Não descorando a qualidade do estudo e concordante com muitos aspectos, no entanto acho que o grande problema é mesmo a velha questão das mentalidades e da presença ainda constante dos velhinhos Velhos do Restelo, que digam o que disserem ainda por aí andam de boa saúde.

Pois reparem, qual é o dia que não ouvimos ou vimos alguém a lamentar-se da fraca sorte, do Fado?! Ele é o Senhor da Mercearia que não vende, Ele é o Professor que tem de ser avaliado, à semelhança de qualquer outro Profissional, Eles são os Pobres coitados que há anos não tem hospital se queixam por este fechar… E mais e mais… Mudam actores e cenários mas a peça é a mesma..


Alguém disse um dia que o português só queria Fado e Futebol… Pois amigos no meu ponto de vista, hoje, nem futebol quanto mais fado…


Do Futebol só se houve relatos de um tal apito dourado que se joga num estádio a norte, num tal dito de Tribunal de Gondomar, ao mesmo tempo que uma desconhecida aproveita para marcar golos com uma “obra” literária digna de filme no prolongamento…


Ainda antes do fado, num intervalo entre o futebol e o fado… Temos o prazer de assistir a jornais de tv que gozam, o já?.. por natureza triste Portuga, com notícias de um país com políticos que disseram uma coisa mas que na realidade foi outra que nada tem a ver com aquela que os ditos publicaram, diga-se de passagem que a ficção rende muito mais que a realidade…


Tudo se diz, neste país mas apenas se dá ênfase, e que ênfase, aquilo que corre menos bem, adulterando uma realidade que não é negra, para uma outra que tem tudo menos luz ou outra cor que seja a negra.


Difícil é alterar mentalidades nesta situação, concordo, pois é grave quando cortam o ar a quem pretende respirar… e mais difícil se torna cultivar valores e acreditar em alguém quando o discurso é todo ele contrario a um sentimento positivo…

Que fazer? Continuar a lamentar-nos e aguardar pacientemente que Dão Sebastião regresse finalmente e nos salve desta tão triste e grave crise Social?

Que não é nada mais que muito idêntica á crise social que os nossos pares europeus sofrem também…
De quem é a culpa?
Segundo alguns, a culpa é do Capitalismo, é do Socrates, é do sistema, é dos outros, é do fado!..


E eu… Tenho ditooo!!!

Sem comentários: