segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Se há situação à qual sou sensível é ao facto de algumas pessoas possuírem capacidades psicológicas diferentes. Geralmente dizem-me que não posso ter pena. Mania que têm de chamar pena. Eu prefiro chamar-lhe sensibilidade, mas digam o que quiserem. Contudo, se conheço algumas que possuem uma alma grandiosa, outras deixam muito a desejar. Não sou hipócrita ao ponto de dizer que por vezes não sou condescendente. Sou. Mas teremos nós a obrigação de desculpar tudo, de justificar todas as situações? Desculpar quando apenas demonstram ser más e prejudicar todos? São questões com as quais me tenho debatido ultimamente. Sou normalmente criticada por ser boazinha de mais, mas não consigo não me indignar quando vejo pessoas a quem sempre justificam a sua maldade por isto e por aquilo. Se lhes dá para o mal, porque não para o bem também? Pelos vistos, mais vale esperar sentada pela resposta.

5 comentários:

Fernando disse...

. Ter "sensibilidade" para as coisas/pessoas é uma faca de dois gumes, pois tanto nos torna bons samaritanos quanto vitimas imoladas de lobos com vestes de cordeiro. A crítica aos "sensíveis" regra geral vem pela inveja ou pela necessidade de manter a máscara que usam no dia a dia, logo só atinge quem se afirma através da opinião de terceiros (fraca auto-estima).
. Se o fazes inconscientemente este desabafo significa uma fase menos boa na TUA auto-estima. Não contes com o elogio dos outros mas com o sorriso que o espelho te devolve de manhã (o dos olhos ;)

Se queres saber a minha opinião - vais no caminho certo- cheer up and smile on eheh

Suspiro do Norte disse...

F, talvez n me tenha expressado bem.. A questao que me chateia é que algumas pessoas não tao capacitadas psicologicamente (vulgo com alguma deficiencia), demonstram apenas aptidão para o mal,e que aptidão, sendo que esses gestos são imediatamente por nós desculpados, por pena ou condescendencia. Mas será esse o rumo certo? Como é possivel não se possuir capacidades para X e estar-se perfeitamente apto para agir maliciosamente? Ao sermos condescendentes não estaremos tb a ser prejudiciais?

A minha auto-estima não anda tão em baixo(eu é que ando em baixo), aliás o facto mencionarem que sou sempre a boazinha a mim ja nem me incomoda, pois defendo que nao ha nada melhor que nos deitarmos de cabeça leve, consciencia tranquila e acima de tudo sempre fieis a nós proprios. E isso eu prezo muito, independentemente de às vezes agir contra o senso-comum, de me sensibilizar com situações aos olhos dos outros inaceitaveis.. Mas eu sou assim, e ajo sempre com alma e coração e só assim os meus olhos me sorriem de manha ao espelho..

No caminho certo..

beijocas

Fernando disse...

Trabalhei numa Associação em que "condescendiam" escondendo-se atrás da desculpa das deficiências. Desses anos de trabalho aquilo que tirei é exactamente o que disses-te. Têm a perfeita noção do erro, mas escudam-se na sua "incapacidade". Apesar de compreender que com a "incapacidade" vêm argumentos psicológicos muito fortes (e válidos) isso não justifica a impunidade.

Keep foward
Keep smilling
Bright eyes

PS) o teu "excesso" de sensibilidade é simultaneamente causador do "andares em baixo" e da beleza do sorriso dos olhos. Irónico, não? Efectivamente estás no caminho, falta a luz ás vezes, mas isso faz parte da coisa eheh

Suspiro do Norte disse...

Exactamente isso..

Impunidade. A palavra certa. Mas como diz o meu pai, nao sou eu que vou mudar o mundo. No entanto nao posso deixar de dizer que não compreendo. O ser humano é assim.. complicado!

De resto, so uma coisa é que não tem remedio. E essa é a unica que gostaria que tivesse.. Ironica a vida..

Fernando disse...

Se tivesse remédio a vida perderia grande parte do seu sentido. Imagina que mesmo assim "deixamos para amanhã", imagina tu se não tivéssemos problemas de tempo...

Aquilo que nos vai parar ( a morte) também é aquilo que nos impele para a frente. Irónico não é? :)